Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura japonesa, na verdade foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica.
Há provas de que, já em 200 d.C. os chineses cultivavam plantas envasadas
(mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.
No ocidente o cultivo de bonsai como hobby desenvolveu-se bastante nos últimos 200 anos e hoje estas pequenas árvores estão espalhadas por todo o mundo. O crescente interesse pelo bonsai é partilhado com a crescente atenção dada às artes orientais nos últimos anos. Apesar de parecer um hobby extremamente exótico, o cultivo de árvores em miniatura não é por si só muito mais complexo do que a jardinagem comum aplicada a plantas em vasos. A diferença básica é o cuidado para reproduzir as características de uma árvore de porte muito maior, e aí reside a dificuldade. Mais do que cuidadosa poda e adubação, é preciso também muita paciência e alguma habilidade artística.em lendas o bonsai representa boa sorte e muito dinheiro.
TÉCNICAS DE RESTRIÇAO DE CRESCIMENTO:
O crescimento das árvores é controlado com a aplicação de várias técnicas:
Restrição do crescimento das raízes pelo vaso utilizado: Uma árvore não possui essa restrição na natureza, por isso cresce livremente.
Uso de adubos com menor quantidade de nitrogénio: O nitrogénio em excesso provoca crescimento acelerado e folhas com tamanho maior que o desejado.
Rega em quantidades moderadas: Entenda-se por moderada a rega feita com critério, não com economia. O que não podemos fazer é molhar nosso bonsai todos os dias, se ele não seca de um dia para o outro, por isso o clima, o vento, a localização da árvore vão sempre incidir directamente na frequência de rega. A rigor, deve usar-se a sensibilidade, regar quando a terra estiver seca, e não regar quando ela estiver ainda úmida.

BONSAI SIGNIFICA ÄRVORE NA BANDEJA¨
veja o vídeo de como trocar o vaso do bonsai:
OS ESTILOS DO BONSAI SÃO:
-CHOKAN.
-MOYOGI.
-SHAKAN.
-KENGAI.
-HAN TENSOI.
-FUKINAGUSHII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário